LIXÃO (Aterro Sanitário)


NEM TUDO DEVE IR PARA O LIXO!



Parece simples e inofensivo, porém depositar o lixo orgânico em lixões é um processo errado, pois atrai insetos, como baratas, moscas, e roedores, muitas vezes transmissores de doenças. E principalmente esse acúmulo de lixo orgânico nos lixões produz o chorume, que é altamente poluente, prejudicando o solo e os lençóis freáticos.





O chorume possui reduzida biodegradabilidade, altíssima concentração de matéria orgânica, metais pesados, formando um líquido escuro altamente poluidor.
O chorume é encontrado não somente em lixões como também em aterros sanitários e nos cemitérios (nos cemitérios o nome necrochorume).
O chorume tem forte cheiro desagradável proveniente das reações químicas, biológicas auxiliadas pelas águas das chuvas, e liberando gases tóxicos (como o metano) causando graves efeitos na camada de ozônio, os aterros que fazem tratamento do chorume, queimam esses gases minimizando assim seu efeito nocivo para o planeta.






Portanto o tratamento do chorume e sua captação em reservatórios especiais são de extrema importância para a natureza, evitando assim a contaminação do solo, mananciais, lençóis freáticos, o lixo é um dos maiores problemas ambientais das cidades brasileiras.
Por este motivo educar a população para diminuir o envio de lixo orgânico para os lixões é uma maneira positiva que diminuirá consideravelmente o acúmulo do lixo orgânico nos lixões. Não são todos os aterros sanitários que possuem um sistema de drenagem eficiente para a captação do chorume e seu tratamento, principalmente aterros ilegais esse tratamento não ocorre.



Portanto reciclar o lixo orgânico mesmo que inicialmente seja o lixo doméstico, produzido no dia a dia e transformá-lo em adubo orgânico é uma atitude consciente, cidadã e que mesmo parecendo pequena, se for uma atitude de muitos o efeito será benéfico para a natureza.