AGROTÓXICOS

Antes de falar dos malefícios à saúde se faz necessário explicar o que é, onde e porque são utilizados os agrotóxicos.


São produtos de natureza biológica, física ou química. Na agricultura são amplamente utilizados para no combate as pragas e doenças que atingem a agricultura. São amplamente utilizados os fungicidas na eliminação de fungos prejudiciais a plantação, os pesticidas no combate aos insetos e finalmente os chamados herbicidas que destroem daninhas, que são plantas parasitas que prejudicam o bom desenvolvimento da agricultura.
O uso de agrotóxicos acarreta na contaminação do solo, da água, dos alimentos e consequentemente das pessoas (causando doenças e alterações genéticas).  Pessoas que se alimentam frequentemente de alimentos com agrotóxicos, podem desenvolver dores de cabeça e enxaqueca, problemas hormonais, doenças renais, depressão, problemas neurológicos, câncer, intoxicações. Nas mulheres grávidas consumo de alimentos contaminados por agrotóxicos pode levar ao aborto ou má formação do feto.  Estes sintomas podem aparecer em quem consome e em quem trabalha diretamente com o uso dos agrotóxicos.
Para o agricultor utilizar agrotóxicos na agricultura é preciso autorização do governo federal, é este órgão que fiscaliza o uso, dosagem, especificações.
  É o seu uso indevido que o faz um inimigo ao invés de um aliado. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável em coordenar o Sistema Nacional de Vigilância Toxicológica, controlando e fiscalizando produtos e o seu uso, como é o caso dos agrotóxicos.
E em todas as culturas analisadas sempre são identificados níveis elevados de agrotóxicos prejudiciais à saúde das pessoas.
Embora exista essa fiscalização vale ressaltar que cada país classifica a relação toxicológica de agrotóxicos. O Brasil é um dos países que mais utiliza agrotóxicos no mundo.
São motivos mais que suficientes para se repensar o uso de agrotóxicos na agricultura, a sociedade deve exigir maior fiscalização e dentro de suas casas, nas suas mesas devem tomar cuidado com o que consomem, se valendo de todas as medidas possíveis de se diminuir o consumo de agrotóxicos, como lavar muito bem os alimentos antes de consumir e principalmente cultivar o habito de utilizar adubo orgânico, que é o maior objetivo deste projeto, que busca orientar as pessoas na importância se cultivar uma horta caseira onde só é usado o adubo orgânico proveniente do lixo orgânico.
Gestos como este traz qualidade de vida, prevenindo doenças e trazendo benefícios à natureza.






A ANVISA listou os alimentos campeões com a maior quantidade de agrotóxicos no mercado: O PARA
 Constatando o perigo de se ingerir alimentos ricos em substancias tóxicas como é o caso dos agrotóxicos, que nosso projeto mostra-se viável e importante para o cuidado com a saúde através de uma alimentação mais saudável.